quinta-feira, 9 de agosto de 2007

Pouca grana e muita vontade.



Depois de ler Tocando o Vazio de Joe Simpson, cheguei a conclusão que não sou o único montanhista que viaja com a grana na estica. Imaginem, os caras vieram acho que da Inglaterra para escalar no Peru e só tinham 200 dólares pra voltar, e quase que ficam na mão pois o infeliz do Joe escondeu a grana debaixo de uma pedra no acampamento Base. Agora pense na cena, o cara todo fudido, depois de descer 3 dias se rastejando montanha abaixo com a perna quebrada e ainda tinha que revirar as pedrinhas pra encontrar seus preciosos dólares. Quem não leu esse livro LEIA (leitura obrigatória), essa nem é a história principal do livro , que trata de uma tragédia que poderia ter sido pior. O ponto que queria chegar, é que tirando alguns bons montanhistas que são patrocinados e conseguem comprar os equipamentos dos sonhos, nós pobres amadores temos que nos virar, pegar uma coisa emprestada aqui, comprar algo usado ali e assim vai.
Mas me orgulho de ser um montanhista amador, solidário e não competitivo.
Acho que antes do problema do dinheiro que envolve nossas escaladas o pior problema é o tempo. Pois a grana com um pouco de criatividade, trabalho e empenho se levanta. Agora o grande vilão fica por conta do tempo. Já perdi a conta de quantas pessoas que conheci que gostariam de passar uma semana acampado em alguma montanha por aí, mas quem consegue tirar esse precioso tempo. Pelo menos comigo sempre que tinha um não tinha o outro, como é duro ser pobre né, eheheh. Mas enfim, descolando o tempo o resto se arruma.

Quem realmente gosta de escalar e estar nas motanhas acaba sempre deixando alguém, ou alguma coisa pra trás, aquele feriadão com a família, uma visita a um amigo, churrasco da turma do trabalho no final de semana. Alguns tem a grande sorte de ter uma família "montanhística" que está sempre presente nas aventuras, outros acabam partindo sozinhos e fazendo sempre novas amizades com qualquer um que esteja na mesma montanha. Essa é uma caracteristica muito interessante, parece que já temos um estereótipo definido de amigo, se esta na mesma condição então é gente boa, heheh.

Falando nisso estou apreensivo, pois só vou encontrar Gringos nessa minha próxima escalada, espero encontrar alguns Peruanos que sejam legais também, no espanhol eu até desenrolo uma conversa e se precisar até uma cantada a una chica muy guapa, ahora en Inglês, fuja....

Acho que agora é terminar de arrumar a mochila e preparar o espírito para a próxima aventura.
No decorrer dos dias, quando puder relatarei aqui no Blog nossas escaladas na Cordilheira Branca, no Peru. Chegaremos em Huaraz dia 14/08 e vamos começar a escalar dia 16 por aí.

Sei que meu texto divagou do título, mas a verdade é essa, o importante é ter vontade, ter gana e não grana. Lembro de uma frase do Lair Ribeiro que diz assim "Ouse fazer e o poder lhe será dado". E realmente isso é verdade, pois depositamos nossas energias e nosso empenho naquilo em que acreditamos que seja bom e que nos fará felizes. No início do ano estava dedicado e empenhado aos estudos e consegui passar em um concurso, agora volto a estar empenhado e comprometido com uma grande escalada e espero ter sucesso também. Aos amigos que estão lendo isso, só digo que gostaria muito que estivessem comigo.
"É nas montanhas que busco minha saúde e e econtro minha paz e alegria entre amigos"
No final de semana escrevo mais, beijos e abraços!



Nenhum comentário: