segunda-feira, 20 de agosto de 2007

En la cumbre

Tenho muito o que escrever sobre esses dias de viagens, mas vou começar pelo dia de mais escalada e menos cultura.

Vou reescrever o dia 19/08 de meu "Black Book" (o diario negro das minhas aventuras, que começo a escrever). Desculpem a falta de acentos, nao encontro todos nesses teclados em espanhol.

Vallunarajo 5670m - Cordilheira Branca - Peru




Domigo 19/08
Meu celular-despertador toca as 3:30 da madrugada e rapidamente abrimos o ziper da barraca para olharmos o ceu, que estava abertissimo e muito estrelado, conseguiamos ate enxergar as outras montanhas. O tempo que precisavamos para atacar o cume do Vallunarajo 5670m.

Comemos um pao huarense e tomamos um cha indiano com folhas de coca e as 4h da manha ja estavamos subindo as rampas de rocha que antecedem o glaciar. Deixamos o Campo Morena (4900), nosso segundo acampamento, bem leves pois no dia anterior fizemos um reconhecimeto do glaciar e deixamos os equipamenos tecnicos na base do glaciar.
Começamos a caminhar no glaciar ainda no escuro, creio que por umas 5h da manha, o tempo estava tao bom que nem precisavamos das nossas lanternas, pois o glaciar era tao branco que as luzes das estrelas e da lua era suficiente para caminharmos na neve.
Quando o dia clareou ja haviamos vencidos muitas rampas de neve. Com a temperaura em torno de zero grau a caminhada no gelo estava muito boa, com um gelo duro quase em toda a subida, facilitando a cramponagem.
O Regi ia na frente descobrindo o melhor caminho para subir as rampas de gelo, que estavam sempre entre 30 e 40 graus de inclinaçao, e desviar das gretas, que eram muitas, mas na maioria bem abertas e bem visiveis.

Quando o dia clareou foi um espetaculo ver os raios solares iluminarem o mar de montanhas que nos cercava.

Logo que começamos a escalar senti as fortes dores de cabeça que me assolavam desde os cinco mil metros e uma nausea que parecia que iria vomitar a qualquer momento. Conforme fomos progredindo esse desconforto da aclimataçao me incomodava mais.
Na parte mais bonita da escalada, uns 200 metros antes do cume pensei em desistir, o mau estar era muito forte.

Entao sentei-me na neve, descansei alguns minutos, tomei um Red Bull, dei umas bicadas num leite moça e logo em seguida tivemos que saltar uma greta muito profunda. Depois da greta minha adrenalina subiu e so queria terminar a escalada e chegar ao cume.
Os ultimos 200 metros sao alucinates, gretas, rymaias, cristas, cornijas, mudam totalmente a escalada. Deste ponto em diante temos que mudar nosso ecordamento de glaciar para o encordamento convencianal, com paradas e guiadas.
Os ultimos 100 metros foram muito marcantes pra mim. Transcorre por uma crista afinada bem exposta, com algumas cornijas que parecem que vao desabar, por uma parte mais vertical da crista uns 70 graus talvez, temos que escalar tecnicamente com dois piolets. O Regi guiou a primeira cordada e eu encarei a segunda. Nunca havia escalado em gelo e me surpreendo a 5600m com um vazio de 2000m abaixo de mim. Curti demais essa guiada (foto ao lado). Claro que passei o maior cagaço, mas precisava deste teste para as proximas montanhas que vamos escalar. Quando meus 50 metros de corda da guiada esticaram o Regi preferiu subir em simultaneo, entao atencao redobrada ate o cume.

Quando achavamos que o cume ja estava em nossas maos, desabei diante dos 30 metros finais com a neve pela cintura.

O Regi passou por mim, tentou progredir em pe, mas nao havia como, entao chegamos ao cume do Vallunarajo (5670m) rastejando, pois era o unico modo de progredir naquela neve fofa demais para as nossas forças.
A vista do topo e indescritivel, muita montanha e muito gelo de um lado e de outro o oceano pacifico. Tiramos algumas fotos e começamos a descer. Enquanto os 50 metros de corda do Regi esticavam, de joelhos fiz uma oraçao de agradecimento a Deus, por tudo que vivi , por todos meus amigos e familiares e pelo dia perfeito.


Tive mais medo na descida, talvez porque encaramos a altura de frente. Terminado os trechos mais dificeis e expostos da descida, nos desencordamos e tiramos os crampoes para descer mais rapido.

Eu descia caminhando, escorregando, cambaleando, mas sempre muita atençao, pois haviam muitas gretas no caminho. Por fim, as 2h da tarde estavamos de volta em "segurança" no Campo Morena (4900m).




Ainda tinhamos que desarmar acampamento e baixar ate o refugio a uns 4000m onde encontrariamos o taxista que nos deixou na quebrada llaca e retornaria para nos buscar. Desarmamos o rapidamente o acampamento ao som de Rush e descemos a pesadissima trilha das morainas. As 4h da Tarde estavamos no refugio da casa de guias de Huaraz, mas nada do nosso taxista. Depois de 12h de atividades intensas resolvemos nos abrigar no refugio e preparar algo para comer e dormir. Pois desde o cafe da manha, nao comemos mais nada, so bebemos muito liquido. Estamos tao contentes com nossa escalada, com as fotos, com o maravilhoso e perfeito dia que nem esquentamos com o taxista, que nao veio nos buscar.
Amanha devemos ter sorte de vir algum gringo ou montanhista aqui e pegarmos uma carona ate Huaraz .








4 dias na quebrada llaca, um cume conquistado e agora e preparar-se para os proximos.

9 comentários:

Unknown disse...

eai manga ! blz ? fujaaaaaaaaa doido deve estar um frio danado ai, falow um abraço

Unknown disse...

Grande...
Parabéns a vcs por esta Escalada.
Mais uma vez confirmando suas qualidades como Grandes Montanhistas.
Melhor do que falar é sem dúvida mostrar e dar o exemplo de como se faz!!!!!!
Kmon
Daniel J. Casas

iMontanha disse...

Parabéns pela linda escalada!
Com certeza devem estar aproveitando bastante estas maravilhosas montanhas.
Grande Abraço!
Beto Joly

Unknown disse...

E ae mano, blza?! Primeiramente gostaria de desejar que Deus abençõe vcs nessa aventura escalística e que tenham muito cuidado!! Legal que vc tá indo atrás dos seus sonhos, mas não se esqueça que terá outros para realizar em altitudes mais próximas do nível do mar...hehehe...Parabéns ae pela primeira superação e sucesso do primeiro cume...Eu e a Gleice torcemos por vc!! Estarei postando comentários ae...Se cuida!! Abração

Eduardo Pedro disse...

k-mon rapaze, manda ver aí nesses nevados.
Suerte.
Eduardo F. Pedro

tantoquanto disse...

parabens por mais uma conquista!!!
que mais varias ainda venham pela frente...
abraço

RENATESTHIAGO disse...

Olá Luciano e Reginaldo,
Parabéns, parabéns. Joinvillenses marcando presença lá fora, com categoria.
Depois jantarzinho com seção fotos...
Ybytucatu
Renate/Joel

Unknown disse...

good job guys...
i hope you the best...
good summits...

Unknown disse...

uhuhuuhuu!!!
Parabens!!!! Me arrepiei lendo o texto....
Boa sorte nas proximas escaladas...
Tudo de bom... fiquem com Deus...
Fabiola Girardi